sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Teste das Oito Peneiras

Certo dia alguém me disse que precisava me contar algo sobre alguém.
Então eu perguntei:
- O que você vai me contar já passou pelo teste das Oito Peneiras de Filipenses 4:8?
- Oito Peneiras? Perguntou ele.
- Sim. A Primeira é a VERDADE. O que você quer contar é um fato verdadeiro? Caso tenha só ouvido falar de alguém e não tem provas, nada feito. A coisa deve morrer por aí mesmo.
- É verdade! Respondeu ele meio acabrunhado e sem jeito. E eu continuei...
- Então deve passar pela Segunda peneira. É RESPEITÁVEL? Será dito com todo respeito pela pessoa em questão?
- Então deve passar pela Terceira Peneira. O que você vai me contar é JUSTO? Ou seja, faz justiça para com a pessoa? Ela será tratada como Deus trata com justiça?
- Então deve passar pela Quarta Peneira. O que vai me contar é PURO? Tem algo de puro no seu coração para com essa pessoa?
-Então deve passar pela Quinta peneira. O que vai me contar é AMÁVEL? Você trata essa pessoa com amabilidade, ou seja tem amor para com ela?
- Então deve passar pela Sexta Peneira. O que vai me contar é de BOA FAMA? Ou seja, não vai difamar integridade moral e física da pessoa, ou caluniar o que seria o contrário de Boa Fama? O que quer me contar vai dar boa fama à essa pessoa?
- Então deve passar pela Sétima Peneira que é VIRTUDE. Tem alguma virtude, ou a coisa que você quer contar é coisa boa? Ajuda a construir o caminho dessa pessoa e está orando por ela?
- E por fim deve passar pela Oitava Peneira. Existe algum LOUVOR no que vai me contar? A pessoa será louvada ou mesmo Deus será louvado no que vai me contar?
- Se passar pelas Oito peneiras, então conte. Eu, você e seu irmão iremos nos beneficiar. Caso contrário, esqueça. Será uma fofoca a menos a envenenar o ambiente, a igreja e só irá sair perdendo e o Reino de Deus com tudo isso. Se fomentar a discórdia entre as pessoas não vale a pena fofocar.
"Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, nisso pensai" Filipenses 4:8


2 comentários:

  1. Boa Noite DEBORA.
    E passando para conferir o teste das oito peneiras.
    Confesso que eu não imaginava ser religião e sim teste de peneira no sentido literalmente.
    Enfim fiquei conhecendo esta bela historia que é na verdade uma reflexão da das oitos peneiras. A verdade eu primo, ser respeitada eu respeito, pois a gente tem que respeitar pra ser também, sobre algum fato puro, o que eu teria a falar sobre a pureza, bem no momento não encontro uma palavra certa,talvez por que ainda não tenha encontrado e sobre os outros teste vou deixar passar,pois ainda tenho muito a aprender.
    Agradeço por enviar um texto qual realmente vale muito ler e refletir.
    Desejando uma ótima noite.
    Abraços sempre.
    ClaraSol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz Querida...

      Como estamos prontos para falar mal, e mesmo murmurar uns contra os outros, em vez de actuarmos com graça, reconhecendo as nossas faltas e sobretudo orarmos uns pelos outros (Gál 5; 26, Rom 14; 3, Tiago 4; 11 e 5; 9-16).

      Excluir