quinta-feira, 30 de outubro de 2014

A Presença de Deus


O Velho Testamento Está Cheio de Narrativas de Bênçãos Maravilhosas 
que Vieram Sobre Aqueles Que Tinham a Presença de Deus Consigo.


Preste atenção nos exemplos de bênçãos, no Velho Testamento, que a presença de Deus trouxe às vidas de seus seguidores:

  • A presença de Deus foi tão evidente na vida de Abraão, que até os ímpios que o cercavam reconheciam a diferença que havia entre as suas vidas e a dele: ...Abimeleque e Ficol...disseram a Abraão: Deus é contigo em tudo o que fazes (Gênesis 21:22). Este rei ímpio estava dizendo o seguinte: Abraão, há algo de diferente em você. Deus lhe guia, lhe preserva e abençoa por onde você vai!

  • Deus prometeu a Josué que nenhum inimigo poderia lhe resistir quando a presença de Deus estivesse com ele: Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei. Sê forte e corajoso... (Josué 1:5-6). Quando o Espírito de Deus é presente conosco, podemos ser fortes e corajosos - porque nenhum inimigo poderá nos molestar!

  • Deus disse a Gideão: ...O Senhor é contigo, homem valente...Vai nesta tua força e livra Israel... (Juizes 6:12,14). A expressão tua força neste versículo refere-se ao verso anterior: O Senhor é contigo. Você vê o que Deus está dizendo? Gideão, há uma força em você que é tão poderosa, que pode salvar Israel. E esta força é a minha presença! As escrituras revelam que Gideão era covarde - então, por que Deus lhe chamou de homem valente? É porque desejava provar a Gideão o que qualquer pessoa pode fazer quando a presença de Deus está com ele!

  • Deus preveniu Jeremias de que o país inteiro se viraria contra ele e rejeitaria as suas profecias. Contudo Deus prometeu: ...eles pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo para te salvar, para te livrar deles... (Jeremias 15:20). Deus estava dizendo: Não importa se o país inteiro se vira contra você, Jeremias. O que importa é que a minha presença está com você. Confie em que estou com você!

  • Deus falou a Isaías de uma promessa especial que Ele faz àqueles que ama: ...Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o Senhor, teu Deus...e eu te amei...Não temas, pois, porque sou contigo... (Isaías 43: 1-5).
    Deus estava dizendo: Com a minha presença habitando em você, você pode passar por qualquer inundação ou por qualquer fogo e sobreviver. Porém, você não sobreviverá simplesmente. Você será abençoado e favorecido em tudo isto, porque a minha presença está com você!
    Estas passagens do Velho Testamento não são simplesmente histórias mortas. Elas têm o objetivo de nos encorajar e exortar a buscar a presença de Deus em nossas vidas. Podemos agradecer a Deus pelo que a Sua presença fez por Abraão, Josué, Gideão, Jeremias, e todo Israel. Contudo, cada um de nós possui um testemunho poderoso do que a presença de Deus tem feito por nós - guiando as nossas vidas, abrindo portas, removendo os obstáculos, derretendo os corações, tornando-nos destemidos.
    Vi isto se comprovar em minha vida. Você pode dizer: Você está contando vantagem! Não - o fato, é que a presença de Deus tem estado comigo apesar de mim mesmo!
    Quando iniciamos a Igreja de Times Square na cidade de Nova Iorque há dez anos, a presença de Cristo emanava de nós em tudo que fazíamos. Eu me lembro de entrar no escritório de um famoso produtor da Broadway em busca de um teatro para usar como igreja. A equipe e as secretárias deste homem zombavam de mim; as suas palavras e as suas atitudes asseguravam que eu, um modesto pastor, não seria capaz de conseguir uma entrevista com ele. Em verdade, eu achava que poderia até ser chutado para fora. Mas então o produtor saiu de seu escritório - e ao me ver, convidou-me para entrar!
    Nas várias semanas que seguiram-se, o produtor e eu conhecemos um ao outro. Algumas vezes ele olhava para mim do outro lado de sua mesa e dizia, Eu não sei porque estou gastando tanto tempo com você. A minha agenda está abarrotada! Mas todas as vezes que eu entrava nas dependências de seu escritório, a sua secretária me passava na frente de todas as outras visitas, e dizia: Pode entrar, Reverendo - ele está lhe esperando!
    Depois de algum tempo, este homem vendeu o seu teatro mais importante para que o usássemos para a Igreja de Times Square. Até ao assinar os documentos de venda, ele dizia: Não sei o porquê estou fazendo isto!. Foi só a presença de Deus que o levou a vender aquele edifício para nós. Poucos anos após a venda ter sido feita, ele e seus advogados estavam suplicando para comprá-lo de volta!
    Vi também Deus mudando os corações de outras pessoas. O homem que era proprietário do edifício junto ao nosso recusava-se a vendê-lo a nós, como anexo. Mas com o tempo ele se tornou amigo meu, e posteriormente veio a vender o prédio para nós. O tempo todo ele ficava falando: Alguém lá no céu está trabalhando por você!
    Este é o poder da presença de Deus. E todo cristão pode testemunhar da mesma maneira: Grandes coisas tem feito a presença de Deus comigo!

    Há Uma Condição Necessária Para Se Obter e Se 
    Manter a Presença de Deus em Nossas Vidas.

    Se a tranquilidade da água permite refletir as coisas, o que não poderá a tranquilidade do espírito?

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário