domingo, 27 de julho de 2014

Conhecendo a face do nosso inimigo

Diabo (do latim diabolus, por sua vez do grego διάβολος, transl. diábolos, "caluniador", ou "acusador") é o título mais comum atribuído à entidade sobrenatural maligna da tradição cristã.
Muitas vezes também é chamado de demônio, Satã e Lúcifer. Algumas vezes é citado como dragão ou velha cobra.
O nome Lúcifer é freqüentemente aplicado a Satanás, mas não há base bíblica para esta idéia. 
A palavra "Lúcifer" é a tradução em algumas Bíblias (ainda que não nas versões portuguesas mais comuns) da palavra hebraica hêlîl em Isaías 14:12. 
Versões bem conhecidas como a Revista e Corrigida, a Revista e Atualizada (1 e 2) e a Linguagem de Hoje traduzem esta palavra como "estrela da manhã."
O Novo Testamento fale sobre a "estrela da alva" (2 Pedro 1:19) e a "estrela da manhã" (Apocalipse 2:28; 22:16). 
Em todas estas passagens, é claro que a estrela da manhã não é Satanás, ou qualquer outra criatura blasfema. O próprio Jesus é a brilhante estrela da manhã que abençoa seus servos fiéis.

É tratado como a representação do mal, em sua forma original de um anjo querubim, responsável pela guarda celestial, que foi expulso dos Céus por ter criado uma rebelião de anjos contra Deus com o intuito de tomar-lhe o trono.
 Com seu parecer ainda desconhecido, muitas são as tentativas de reproduzi-lo. O mais popular o levaria a ter uma cor vermelha, com feições humanas, mas com chifres, rabo pontiagudo e um tridente na mão, para remeter a um cetro. Alguns acreditam que este parecer foi criado, sobretudo, pela Igreja Católica.  
Muitas vezes, no Cristianismo, Deus e o Diabo são reconhecidos por estar lutando pelas almas humanas, com o Diabo tentando afastar as mesmas de Deus e do Céu. 
O Diabo comanda uma força de espíritos malignos, conhecidos como demônios, A Bíblia Hebréia, descreve o Adversário (ou o Diabo) como alguém que instiga testes sobre a humanidade. 
Muitas outras religiões também têm um antagonista similar ao Diabo.

O diabo é o “governante do mundo”, uma criatura espiritual que se tornou má e se rebelou contra Deus. (João 14:30; Efésios 6:11, 12)
A Bíblia revela a personalidade do Diabo por usar os títulos e descrições a seguir:
·      Satanás, que significa “Opositor”. — Jó 1:6.
·      Diabo, que significa “Caluniador”. -  Apocalipse 12:9.
·      Serpente, que na Bíblia simboliza “Enganador”. — 2 Coríntios 11:3.
·      Tentador. — Mateus 4:3.
·      Mentiroso. — João 8: 44.


Nenhum comentário:

Postar um comentário